O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) completou 90 anos de atuação na última terça-feira (14), em uma solenidade marcada por homenagens e reflexões sobre o papel do controle externo na construção de um Estado mais ético e eficiente. O evento ocorreu no auditório do Edifício 5 de Outubro, agora nomeado Plenário Conselheiro Alexandre Figueiredo, e reuniu autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e representantes de instituições nacionais e internacionais.
Entre os convidados de destaque, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, integrou a mesa de honra, representando os profissionais de Administração de todo o país. Reconhecido pelo trabalho que vem desempenhando à frente do Sistema CFA/CRAs, Leonardo tem se tornado referência nacional em boa governança, transparência e eficiência na gestão pública, valores que se alinham diretamente à missão do TCE-CE.
Durante seu discurso, Leonardo ressaltou a importância da união entre o controle e a administração como pilares do desenvolvimento.
“Participar desta celebração é motivo de honra. O Tribunal de Contas do Ceará é exemplo de compromisso com a ética e a boa gestão. Quando controle e administração caminham juntos, quem ganha é o cidadão”, afirmou.
O presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, destacou que os 90 anos representam a consolidação de uma instituição que “é patrimônio republicano do povo cearense, construída sobre princípios de independência, imparcialidade e responsabilidade social”.
Em meio às autoridades presentes, o nome de Leonardo Macedo foi frequentemente associado à ideia de gestão eficiente e equilibrada, marca que o acompanha desde o início de sua trajetória pública. Sua postura técnica e conciliadora tem despertado atenção de lideranças políticas e administrativas, que veem no presidente do CFA um perfil de gestor preparado para voos mais altos, inclusive em eventuais disputas futuras, como o Senado Federal, onde a experiência e o compromisso com a boa gestão são diferenciais cada vez mais valorizados.
Entre as autoridades presente no evento estava o governador Elmano de Freitas destacou a importância da comemoração para o estado democrático de direito. “Esta Corte tem como missão cuidar do que é de todos e melhorar a vida dos cearenses. Para isso, vem aperfeiçoando seus processos de fiscalização e julgamento, consolidando uma atuação cada vez mais consensualista, pautada pela orientação técnica, pelo diálogo e pela cooperação. O Tribunal passou a investir fortemente em conhecimento. Passou a estimular uma cultura de responsabilidade, transparência e transformação institucional numa verdadeira cultura de aproximação. Com esse processo de cooperação, sem abrir mão do dever de punir, quando necessário, constrói pontes para garantir que os impostos e taxas pagos pelos cidadãos sejam aplicados em benefício da coletividade. O TCE é o grande protagonista do Pacto pela Primeira Infância. Celebrar 90 anos é reafirmar o compromisso com a boa gestão pública e o fortalecimento da instituição democrática, cultivando confiança, aprendizado e parceria”, ressaltou o Governador do Estado.
Compuseram a mesa de honra, ao lado do presidente Rholden Queiroz, o vice-presidente, Valdomiro Távora (representando o Instituto Rui Barbosa/IRB); a conselheira Soraia Victor (representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas/Atricon); a ouvidora do TCE Ceará, Patrícia Saboya; o diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo (IPC), Ernesto Saboia; a conselheira Onélia Leite; o auditor Itacir Todero (representando a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas/Audicon); o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará, Aécio Vasconcelos; o governador do Estado, Elmano de Freitas; e a vice-governadora, Vice Jade Romero; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Danniel Oliveira; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Heráclito Vieira; o procurador-geral do Município de Fortaleza, Hélio Leitão (representando o Prefeito Evandro Leitão); o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto; a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Germana de Oliveira Moraes (representando o Presidente do TRF 5a Roberto Machado); a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque; o procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho; a defensora-geral do Ceará, Sâmia Farias; o juiz conselheiro do Tribunal de Contas de Angola, Manuel Domingos (representando o presidente Sebastião Gunza); o vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Murillo Machado; o presidente do Conselho Federal de Administração, Leonardo Macedo; o membro do Conselheiro Regional de Contabilidade (CRC-CE), Valberto Abreu; o diretor adjunto de Relações Institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Henrique Oliveira; e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), Ana Valéria Targino Vasconcelos.
Com informaçoes do TCE-CE, CFA. Foto TCE-CE
