Um marco histórico para as Forças de Segurança do Ceará. Nesta segunda-feira (26), o governador Elmano de Freitas comandou a solenidade de entrega das primeiras 58 viaturas com blindagem para a Polícia Militar, em evento realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Os veículos serão utilizados, inicialmente, na Capital e na Região Metropolitana.
A entrega faz parte de um total de 136 viaturas blindadas que serão destinadas à corporação. Somente este primeiro lote representa um investimento superior a R$ 10,6 milhões, enquanto o conjunto completo soma R$ 24,9 milhões, com recursos do Governo do Ceará e do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Durante a solenidade, o governador destacou que o investimento em segurança prioriza o ser humano e a proteção dos profissionais que atuam no combate ao crime. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, também celebrou a iniciativa e ressaltou que, com essa entrega, já são 1.081 novas viaturas disponibilizadas desde 2023, sendo 671 destinadas à PMCE.
O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, enfatizou o compromisso do Governo do Ceará em garantir melhores condições de trabalho aos policiais e informou que os próximos veículos blindados serão entregues de forma gradual. A cerimónia contou ainda com a presença de diversas autoridades estaduais e ocorreu no mesmo dia em que o Governo anunciou a construção de mais quatro unidades prisionais, criando cerca de 5 mil novas vagas no sistema penitenciário.
