Notícias

Incêndio atinge Hospital César Cals e força retirada de bebês em Fortaleza

Incêndio atinge Hospital César Cals e força retirada de bebês em Fortaleza

Um incêndio atingiu parte da estrutura do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13). As chamas começaram na sala de geradores de energia, o que provocou a interrupção do fornecimento elétrico e levou à evacuação de toda a unidade. Bebês e pacientes foram retirados às pressas, com o apoio do Corpo de Bombeiros e das equipes de saúde.

Durante o incêndio, recém-nascidos em incubadoras foram levados para áreas próximas, incluindo o anexo do hospital e o shopping “Beco da Poeira”, que cedeu espaço para o abrigo temporário dos pequenos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram profissionais de saúde e populares ajudando no resgate, enquanto ambulâncias faziam o transporte dos pacientes mais graves.

De acordo com o major Aluízio Freire, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o fogo ficou restrito à área dos geradores e foi controlado rapidamente. A Enel Distribuição Ceará informou que o problema teve origem em um defeito interno na rede de energia do hospital e que equipes especializadas foram enviadas ao local para garantir segurança durante o ocorrido.

A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, afirmou que nenhuma área assistencial foi atingida, mas que as transferências estão sendo realizadas por precaução. A UTI Adulto já foi liberada para receber os bebês que necessitavam de ventilação manual, enquanto a energia da unidade é gradualmente restabelecida.