Notícias

Leônidas Cristino e Moses Rodrigues celebram aprovação da PL 1344/2022 para criação da Universidade Federal de Sobral - UFS

Leônidas Cristino e Moses Rodrigues celebram aprovação da PL 1344/2022 para criação da Universidade Federal de Sobral - UFS

Brasília, 31 de maio de 2023 - Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1344/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Sobral - UFS. O projeto, de autoria do Deputado Federal Leônidas Cristino, teve como relator o Deputado Federal Moses Rodrigues e obteve ampla aprovação dos parlamentares.

A criação da Universidade Federal de Sobral surge como resposta à necessidade de interiorização do ensino superior público no país, reconhecendo o papel estratégico que as universidades desempenham no desenvolvimento econômico, social, político e cultural das regiões em que estão inseridas. A UFS terá como base o campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já conta com cursos consolidados e reconhecidos, como Medicina, Odontologia, Psicologia, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Ciências Econômicas, Finanças e Música.

Sobral, localizada na região Noroeste do Ceará, vem experimentando um sólido processo de desenvolvimento em sua estrutura econômica e é considerada um dos principais municípios do estado. Além disso, é sede da Região Metropolitana de Sobral, composta por 18 municípios, e abriga uma das três Macrorregiões de Saúde do Estado, atendendo a uma população de 1,53 milhão de pessoas.

A criação da Universidade Federal de Sobral, com o prestígio e reconhecimento acadêmico da UFC, representa uma conquista para a sociedade sobralense e para a vasta região do estado do Ceará. Ao longo dos últimos 25 anos, o município tem investido prioritariamente na melhoria da educação, conquistando os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Sobral é reconhecida nacionalmente como um modelo de educação, influenciando diretamente outros municípios.

Com o desmembramento da UFC, a criação da UFS visa atender à crescente demanda por vagas e novos cursos na região. O projeto, que conta com o apoio da população e da comunidade acadêmica, contribuirá para a inclusão social de segmentos da população que ainda não têm acesso à educação superior pública. Além disso, fortalecerá a função acadêmica e promoverá o desenvolvimento socioeconômico regional.

A implementação da Universidade Federal de Sobral não implicará em impactos financeiros relevantes, uma vez que já há orçamento direcionado ao atual Campus de Sobral, com quadro de pessoal vinculado e estrutura devidamente instalada e em funcionamento. Portanto, não será necessário realizar obras ou aportes extraordinários para sua concretização.

A Universidade Federal de Sobral reunirá condições para fortalecer e dinamizar o processo de desenvolvimento sustentável do vasto território do estado do Ceará. Além disso, ampliará o leque de benefícios e oportunidades para a população do município e de toda a região Norte do Ceará.

A aprovação da PL 1344/2022 representa um importante marco para a educação superior na região e trará impactos positivos para a sociedade, promovendo o acesso à educação de qualidade e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico local. Agora, o projeto segue para a sanção do Poder Executivo para tornar-se lei e efetivar a criação da Universidade Federal de Sobral - UFS.